História da cidade BRODOWSKI

 

Um pouco da história da cidade de Brodowski.

 

No fim do século 19, a Cia Mogiana de Estrada de Ferro estendeu seus trilhos da cidade de Visconde de Parnaíba ate a cidade de Batatais. A inauguração desta estação, Batatais, deu-se a 3 de outubro de 1886, constituiu um grande acontecimento, em virtude de acharem-se presente ao ato, o Imperador Dom Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Teresa Cristina, os quais ficaram hospedados na fazenda São José de propriedade do Coronel José Aleixo da Silva Passos  Nessa ocasião era inspetor da ferrovia um engenheiro polonês Alexander Brodowski, a quem os fazendeiros da região recorreram para que fosse instalada uma estação em suas terras, pois a produção de café era muito grande e assim o seu escoamento se tornaria mais fácil. Foram os esforços do Coronel José Aleixo da Silva Passos, Capitão Américo José Ferreira, Coronel Lúcio Enéias de Mello Fagundes e José Batista Cristal, pois os trilhos passavam por suas terras, apoiados pelo eng. Alexander Brodowski, conseguiram convencer a Cia Mogiana a construir a estação. Em 5 de setembro de 1894, foi inaugurada a sonhada estação. A Cia Mogiana, em homenagem ao seu ilustre inspetor, deu o nome de Engenheiro Brodowski. Ao redor da estação nasceria à cidade, como a estação ficou em terras do Coronel Lúcio Enéias de Mello Fagundes, este tratou de fazer o loteamento de suas terras para nascer um povoado e criou a primeira rua, ou seja, a Rua Floriano Peixoto.

O povoado passou a se chamar Engenheiro Brodowski, mais tarde apenas para Brodowski. O progresso da agricultura cafeeira, com o apoio da ferrovia, contribuiu para que a povoação fosse elevada a Distrito de Paz em setembro de 1902 por Lei estadual nº 830 de 02-09-1902, subordinado ao município de Batatais. Sendo a sede distrital elevada à categoria de vila, pela Lei estadual nº 1038 de 19-12-1906. Em 1913, Brodowski torna-se município.

Em janeiro de 1914 formou-se Câmara Municipal, e em sua primeira sessão mandou ao Coronel Lúcio Enéias de Mello Fagundes, o qual já não morava mais na cidade e já residia em Ilha Grande do Paranapanema a seguinte mensagem:

“Câmara Municipal de Brodowski, em 26 de janeiro de 1914.

Ilmo. Sr. Cel. Lúcio Enéias de Mello Fagundes.

       A Câmara Municipal de Brodowski, em sua primeira sessão ordinária, votou uma moção de congratulações a V.S. por serdes o fundador desta terra. Agora que se acha instalada a nova Câmara Municipal, a vós que tanto esforçastes pelo engrandecimento desta terra, os filhos de Brodowski, pelos seus representantes legais, vêm vos patentear penhorados o seu eterno agradecimento. Saúde e Fraternidade”

 

 

 

Era presidente da Câmara Municipal, Franklin Machado de Sant´Anna; vice presidente o Cap. Américo José Ferreira; prefeito o cidadão Canuto de Toledo e Silva e vice prefeito Capitão José Aleixo da Silva Passo Junior (Aleixinho)

  • Alguns trechos extraídos do livro: BRODOWSKI Minha Terra e Minha Gente de Ariovaldo Corrêa.